Google

Seguidores

27/02/2008

Justiça tira cão de dono acusado de maus-tratos no RS

Para juíza, imagens atestam falta de condições de higiene (Foto: Divulgação/ONG Onda)


A Justiça concedeu uma liminar à ONG Organização Nacional de Defesa Animal (Onda), do Rio Grande do Sul, dando guarda provisória de uma pit bull fêmea e seu filhote que teriam sofrido maus-tratos por parte dos donos.
O grupo entrou com uma ação de busca e apreensão dos animais. A advogada Karem Scheid, que entrou com o pedido no Fórum de Cachoeirinha (RS), diz ter recebido um telefonema, na noite de domingo (17), com a denúncia de que um rapaz mantinha dois cachorros em péssimas condições de higiene e os maltratava.
Para a juíza Iara Wallim, que concedeu a liminar, as fotografias apresentadas pela ONG atestam as más condições de higiene e a desnutrição dos cães. Na terça-feira (19), acompanhada de dois oficiais de Justiça, representantes da ONG retiraram os animais da casa.
Os animais foram levados antes mesmo que o dono fosse identificado pela Justiça. A juíza disse ao G1 que essa foi uma decisão "peculiar". "Diante da situação emergencial (...), ainda que sem o conhecimento de quem se tratava, foi analisada e acolhida a petição", afirmou Iara, por e-mail.
Tratamento
Depois de retirados, os cachorros - uma pit bull de cerca de três anos e o filhote, de três meses - foram levados a um veterinário. Um laudo sobre o estado de saúde deles será anexado ao processo.
Os animais estão internados em uma clínica veterinária. A ONG pretende dar continuidade à ação para pedir a guarda definitiva dos animais, além de indenização com os valores gastos com o tratamento médico.
A juíza Iara explica que, caso o Ministério Público ingresse com ação penal contra o dono dos cães, ele poderá responder a crime contra a fauna com pena prevista de detenção de três meses a um ano.
do G1

Nenhum comentário: