Google

Seguidores

04/02/2008

Espécie chamada ‘bush dog’ estréia no zôo de SP

Cachorro-vinagre: animal em extinção pode ser visto no Zôo de SP. (Foto: Divulgação)


Os visitantes do Zoológico de São Paulo podem conhecer a partir deste carnaval uma espécie rara de mamífero da América do Sul, pouco conhecida na região e ameaçada de extinção. Trata-se de um animal de nome curioso: ele é chamado de cachorro-vinagre, em português, bush dog, em inglês, ou zorro vinagre, em espanhol.
Cientificamente, é conhecido como Speothos venaticus.O termo bush, muito longe de uma alusão ao presidente norte-americano, quer dizer arbusto. É por esse tipo de vegetação que o cachorro-vinagre costuma circular. Ele vive em áreas matas e campos da América do Sul e Central.
Diferente do homônimo herói Zorro, o cachorro-vinagre não parece muito corajoso. Quando está sozinho, se alimenta de insetos. Só em grupo costuma atacar pacas, gambás, patos, rãs ou cotias. No cativeiro, recebe ração balanceada, carne crua e frutas.
Com suas patas curtas, costuma abrir galerias no chão e abrigar-se em ocos de árvores e buracos de tatus. O cachorro-vinagre vive cerca de 10 anos. Seu tamanho pode chegar a pouco mais de meio metro e o peso varia entre 5 kg e 8 kg.
Apesar de não abrir às segundas-feiras, neste dia 4 o funcionamento do zoológico é normal, por causa do feriado. Os portões ficam abertos das 9h às 17h - o mesmo acontece na terça (5) e na quarta (6).
O ingresso custa R$ 12 para adultos e crianças maiores de 12 anos. Estudantes e professores da rede estadual pagam meia. A entrada é gratuita para idosos e pessoas com necessidades especiais.

Nenhum comentário: