Google

Seguidores

17/10/2007

Knut continua fazendo a alegria dos turistas em zôo alemão (foto AFP)

Knut aprende a ficar de pé e segue como centro das atenções


Filhote de urso polar é o orgulho do zoológico de Berlim.Animal só conseguiu ficar de pé após meses de treinamento.

O mais famoso morador de Berlim, o filhote de urso polar Knut, finalmente aprendeu a ficar de pé sobre as patas traseiras depois de meses de treinamento. Essa espécie de animal fica de pé para parecer mais ameaçadora, mas os tratadores de Knut ainda não têm medo de lutar com ele.

O filhotinho peludo de urso polar Knut, agora com 10 meses e 12 dias de idade, aprendeu a ficar de pé sobre as patas posteriores sem cair, anunciou o zoológico de Berlim na terça-feira (16), sinal evidente de que o urso mais famoso do mundo está crescendo rápido. "Ele começou a ficar de pé neste mês. Isso significa que ele está controlando o corpo cada vez melhor", explicou o especialista em ursos do zoológico, Heiner Klös. Knut, alimentado à mão depois de a mãe tê-lo rejeitado assim que ele nasceu, vem tentando ficar de pé desde que aprendeu a andar, mas sempre precisou se apoiar em uma pedra ou em seu fiel tratador, Thomas Dörflein. Quando ele tentava se levantar sem apoio, acabava caindo de costas. Mas neste mês ele aprendeu a se equilibrar esticando as patas da frente.

Conseguir ficar de pé sobre as patas traseiras é importante no habitat do urso polar porque pode ajudá-lo a parecer mais temível em confrontos com rivais. Eles costumam ficar de pé e mostrar os dentes afiados na tentativa de intimidar um ao outro e evitar lutas que podem feri-los bastante, considerando o tamanho e a força desse animal.

Mas Knut ainda não intimida seus tratadores. Ele pesa 95 quilos, mas ainda mantém contato direto com Dörflein e outros profissionais do zôo, contou Klös. "Dörflein atualmente toma um pouco mais de cuidado, mas luta com o filhote e eles ainda brincam com um cobertor", diz Klös. "No entanto, Knut tem dentes fortes e patas grandes, e não sabemos até quando será possível brincar com ele assim". Klös disse que não daria para prever se Knut ainda poderá manter contato direto com seus tratadores quando fizer seu primeiro aniversário em 5 de dezembro. "Mas uma festa, com certeza ele vai ganhar", acrescentou.

do G1.globo.com


Nenhum comentário: