Google

Seguidores

22/10/2007

Cirurgia inédita salva cadela no DF

Cachorrinha que nasceu com acúmulo de líquido no cérebro foi operada há um mês. Segundo veterinário da UnB, cirurgia nunca foi realizada antes no Brasil.

Veterinários da Universidade de Brasília (UnB) realizaram procedimento inédito no tratamento de hidrocefalia no Brasil. O problema raro é caracterizada pelo acúmulo de líquido no cérebro dos animais e gera uma série de complicações. A novidade foi uma cirurgia, realizada há um mês, que salvou a cachorrinha Nina, da raça lhasa apso, que nasceu com a doença.

"Ela era muito agressiva, não deixava a gente encostar na cabeça dela. Ela não aceitava ficar no colo, ficava mordendo a gente. Ela gostava de ficar no chão", conta a estudante Gabriela Domingues. Foi assim durante três meses, até veterinários da UnB diagnosticarem a doença. Para evitar seqüelas, a cirurgia foi marcada imediatamente.

Visão comprometida

A cadelinha ficou no centro cirúrgico por pouco mais de uma hora, e um cateter foi colocado no corpo dela. Agora, o líquido cerebral é bombeado para o abdômen. Um procedimento inédito no Brasil, de acordo com o veterinário da UnB. "Nós utilizamos um cateter regulável. Esse cateter apresenta uma válvula que regula a drenagem do líquido. Nós fazemos uma inserção do cateter em uma das porções do cérebro do animal e o líquido é drenado até o abdômen", explica o veterinário da UnB Richard Filgueiras. Nina ficou apenas com parte da visão comprometida e, por cautela, não poderá ter filhotes. A cachorrinha, que já está recuperada, deixou de ser agressiva, se alimenta bem e agora é o xodó da casa

do G1.Brasilia

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If he will be possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll I thankful, bye friend).