Google

Seguidores

29/10/2007

Bebê-onça faz sua estréia em zôo da Alemanha e irrita a mamãe

Filhote está explorando o mundo com jeitinho entusiasmado (Foto: Michael Dalder/Reuters)



Parece que alguma travessura irritou a mamãe (Foto: Michael Dalder/Reuters

Um filhote de onça-pintada (Panthera onca) que nasceu no mês passado no Zoológico de Munique está dando seus primeiros passos diante do público. O bicho, ainda sem nome, anda explorando seu recinto de maneira tão entusiasmada que parece ter levado uma bronca de sua mãe, a onça Sally. Qualquer nascimento do tipo é uma boa notícia: as onças-pintadas estão ameaçadas de extinção em todo o seu habitat, que englobava originalmente quase toda a América Latina e a região sudoeste dos Estados Unidos.

G1.globo



Cachorros disputam prêmio no Halloween

Memphis (sentado) e Nashville aparecem vestidos com o uniforme do super-homem. À direita, a cadela Annabelle vem como girafa (Foto: Gabriel Bouys/AFP)



O cão Ashley foi vestido como o personagem Jack Sparrow, vivido pelo ator Johnny Depp no filme ‘Piratas do Caribe’. Até a espada não faltou... (Foto: Gabriel Bouys/AFP



Jasmin aparece vestida como a cantora Britney Spears durante uma competição de fantasias para cachorros em West Hollywood, na Califórnia (Foto: Gabriel Bouys/AFP)
G1.globo

24/10/2007


Cachorro ofendido ganha processo na Polônia

Schnauzer do governo foi acusado pela oposição de destruir móveis públicos. Tribunal decidiu que o cão é inocente e merece pedido de desculpas.


Um tribunal de Varsóvia, na Polônia, decidiu que um partido de oposição ao governo deve pedir desculpas publicamente para o orador do Parlamento. Para o tribunal, o partido fez falsas acusações contra o cachorro do político em um anúncio de rádio.

O partido Esquerda e Democracia disse no anúncio que o cachorro schnauzer Saba, do orador Ludwik Dorn, conhecido também como Saba, destruiu móveis em escritórios públicos que ele usou em seu cargo anterior, como ministro do interior. Afirmou ainda que Dorn se recusou a pagar pelos danos.

Wojciech Malek, porta-voz do tribunal, disse que a corte concluiu que a informação era falsa. E ordenou o Esquerda e Democracia - uma aliança entre ex-comunistas e políticos de centro-esquerda – a pedir desculpas também no rádio. As transmissões devem ir ao ar três vezes por dia durante três dias.

O texto deve dizer que o partido "pede desculpas por espalhar inverdades quando alegou que o cão Saba destruiu os móveis do ministério, mastigando-os".

A Esquerda e Democracia recorreu da sentença. O líder Wojciech Olejniczak defendeu o partido, dizendo que as informações foram tiradas da revista "Wprost". "Nosso objetivo não era ofender o cachorro."

do G1.Globo

INÉDITO

Cachorro é 'preso' no Equador, acusado de agressão

Cão da raça rottweiler ocupa uma 'cela' de prisão em Quito. Como os outros detentos, ele tem horários de visita, banho e alimentação.

Um cão da raça rottweiler foi detido pela polícia e levado a uma prisão de Quito, capital do Equador, acusado de atacar uma pessoa, informou um canal de TV local.
O coronel Rodrigo Tamayo, chefe da polícia judiciária da província de Pichincha, confirmou ao canal "Ecuavisa" que Toby, o cachorro detido, está nas celas da instituição com outros réus.

"O cão está na qualidade de detido porque, no domingo passado, atacou uma pessoa", afirmou Tamayo.

O intendente da polícia de Pichincha, Mario Cárdenas, que teria ordenado a detenção, afirmou que o animal causou ferimentos e hematomas na vítima.

Segundo a "Ecuavisa", o cão não registra antecedentes criminais. Seu dono pode ser condenado a pagar uma multa de equivalente a algo entre R$ 4 e R$ 8. Além disso, o animal está sob vigilância policial, recebendo o mesmo tratamento que os demais internos. Ele tem horários de visita, de banho e de alimentação. Mas a sua cela é uma jaula localizada num dos pátios da polícia judiciária.

Tamayo disse estar preocupado com o fato, pois um dos problemas da cidade é a superlotação nas prisões, agravada agora pela presença "de animais".

do G1.globo

23/10/2007

'Ursinho' Knut completa 100 quilos



Knut brinca com a bolinha nesta segunda (22) e mostra que também está ficando redondinho (Foto: AFP)

Knut, o urso polar mais famoso do mundo, completou 100 quilos nesta semana, segundo estimativas do zoológico em que está, em Berlim, Alemanha. O número representa um terço do peso de um macho adulto de sua espécie -- a maioridade entre os ursos polares é alcançada por volta dos quatro ou cinco anos de idade

Sua dieta diária inclui peixes, carnes, frutas, vegetais e pães. O prato favorito de Knut é pão doce.

O urso, nascido em dezembro de 2006, causou sensação quando sobreviveu à rejeição de sua mãe, logo após o nascimento, e atraiu milhares de visitantes ao zoológico. Se não tivesse sido rejeitado, Knut receberia os cuidados da mãe até os três anos de idade

do G1.globo.com


22/10/2007

Cirurgia inédita salva cadela no DF

Cachorrinha que nasceu com acúmulo de líquido no cérebro foi operada há um mês. Segundo veterinário da UnB, cirurgia nunca foi realizada antes no Brasil.

Veterinários da Universidade de Brasília (UnB) realizaram procedimento inédito no tratamento de hidrocefalia no Brasil. O problema raro é caracterizada pelo acúmulo de líquido no cérebro dos animais e gera uma série de complicações. A novidade foi uma cirurgia, realizada há um mês, que salvou a cachorrinha Nina, da raça lhasa apso, que nasceu com a doença.

"Ela era muito agressiva, não deixava a gente encostar na cabeça dela. Ela não aceitava ficar no colo, ficava mordendo a gente. Ela gostava de ficar no chão", conta a estudante Gabriela Domingues. Foi assim durante três meses, até veterinários da UnB diagnosticarem a doença. Para evitar seqüelas, a cirurgia foi marcada imediatamente.

Visão comprometida

A cadelinha ficou no centro cirúrgico por pouco mais de uma hora, e um cateter foi colocado no corpo dela. Agora, o líquido cerebral é bombeado para o abdômen. Um procedimento inédito no Brasil, de acordo com o veterinário da UnB. "Nós utilizamos um cateter regulável. Esse cateter apresenta uma válvula que regula a drenagem do líquido. Nós fazemos uma inserção do cateter em uma das porções do cérebro do animal e o líquido é drenado até o abdômen", explica o veterinário da UnB Richard Filgueiras. Nina ficou apenas com parte da visão comprometida e, por cautela, não poderá ter filhotes. A cachorrinha, que já está recuperada, deixou de ser agressiva, se alimenta bem e agora é o xodó da casa

do G1.Brasilia

Cães festejam Dia das Bruxas fantasiados

Desfile aconteceu no Parcão da Lagoa, na Zona Sul. Cerca de 70 cachorros desfilaram.

Nina usou chapéu e capa para o desfile (Foto: Patrícia Kappen/G1)

O mundo animal comemorou o Dia das Bruxas neste domingo (21) no Parcão da Lagoa, na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio. Cerca de 70 cachorros decidiram se fantasiar de bruxinhas, anjos, abóboras e diabo para desfilar e mostrar seus dotes.

A festa pretendia entrar para o livro dos recordes, já que seria o maior evento temático para cachorros do mundo, se reunisse mais de 150 cães. O número não chegou a tanto, mas o organizador não perdeu as esperanças: “Vamos fazer festas até conseguirmos o recorde”, disse o adestrador Dinezard Baldan. Os donos dos fantasiados pareciam se divertir mais do que os próprios cachorros. “Eu que fiz a fantasia do Arquimedes, toda com material reciclado”, disse a consciente e empolgada Brenda Luce, de 11 anos, que levou seu cachorro daschund para a festa.

Outra que estava empolgada e confiante era a menina Gabriela Rocha, de 12 anos. Seu cachorro, Flash, estava fantasiado de abóbora, típico símbolo do Dia das Bruxas. “Vi na internet uma mulher que fazia fantasias para cachorro. Aí tive a idéia da abóbora, e pedi para ela”, disse. Para o adestrador Ricardo Leon, levar os cachorros para passear soltos com outros, como acontece no Parcão, é muito saudável e importante para os bichinhos. “As fantasias são frescuras, divertem mais os donos do que os cachorros, mas a convivência com outros cães é importante demais para eles”.

Festa e adoção

Além do desfile, no local também era possível adotar gatos e cachorros. A Sociedade de Zoofilia Educativa (Sozed) levou quatro gatos e três cães que estavam disponíveis para adoção. A Sozed funciona no Rio Comprido, na Zona Norte do Rio, como um abrigo para animais abandonados. “A gente recolhe, vacina e castra e depois, os animais saudáveis a gente põe para adoção”, disse Júlia Fernandes, uma das responsáveis pela adoção na Lagoa.

Um dos maiores cães fantasiados no local, Lord foi vestido de diabo. Seu proprietário, o técnico de informática Vitor Rocha, trouxe o cachorro, de apenas 8 meses desde o Méier, na Zona Norte, dentro do carro. Segundo ele, Lord ocupa todo o abnco de trás de seu monza.A maioria dos cães era veterano no assunto desfile. Arquimedes, de Brenda Luce, já tinha se fantasiado até de brega, segundo sua dona. Em outro concurso, Bidu, de 4 anos, foi fantasiado pela dentista Mônica Mayer de super-homem, ou “super-bidu”, como ela mesma intitulou.

Já Jack Bauer, um bulldog de 4 meses, já até ganhou um concurso em Vassouras, na região Centro Sul Fluminense, orgulha-se o aposentado Charles Sztokfisz.
do G1.globo.com

17/10/2007

Bezerro de seis patas impressiona alemães




O nascimento do filhote, na quarta-feira (10), impressionou os donos (Foto: AFP)

Os donos da bezerrinha de seis patas, Maria, Alfons Suttner e a filha apresentam Lissy, uma semana após seu nascimento (Foto: AFP
G1.globo.com
Knut continua fazendo a alegria dos turistas em zôo alemão (foto AFP)

Knut aprende a ficar de pé e segue como centro das atenções


Filhote de urso polar é o orgulho do zoológico de Berlim.Animal só conseguiu ficar de pé após meses de treinamento.

O mais famoso morador de Berlim, o filhote de urso polar Knut, finalmente aprendeu a ficar de pé sobre as patas traseiras depois de meses de treinamento. Essa espécie de animal fica de pé para parecer mais ameaçadora, mas os tratadores de Knut ainda não têm medo de lutar com ele.

O filhotinho peludo de urso polar Knut, agora com 10 meses e 12 dias de idade, aprendeu a ficar de pé sobre as patas posteriores sem cair, anunciou o zoológico de Berlim na terça-feira (16), sinal evidente de que o urso mais famoso do mundo está crescendo rápido. "Ele começou a ficar de pé neste mês. Isso significa que ele está controlando o corpo cada vez melhor", explicou o especialista em ursos do zoológico, Heiner Klös. Knut, alimentado à mão depois de a mãe tê-lo rejeitado assim que ele nasceu, vem tentando ficar de pé desde que aprendeu a andar, mas sempre precisou se apoiar em uma pedra ou em seu fiel tratador, Thomas Dörflein. Quando ele tentava se levantar sem apoio, acabava caindo de costas. Mas neste mês ele aprendeu a se equilibrar esticando as patas da frente.

Conseguir ficar de pé sobre as patas traseiras é importante no habitat do urso polar porque pode ajudá-lo a parecer mais temível em confrontos com rivais. Eles costumam ficar de pé e mostrar os dentes afiados na tentativa de intimidar um ao outro e evitar lutas que podem feri-los bastante, considerando o tamanho e a força desse animal.

Mas Knut ainda não intimida seus tratadores. Ele pesa 95 quilos, mas ainda mantém contato direto com Dörflein e outros profissionais do zôo, contou Klös. "Dörflein atualmente toma um pouco mais de cuidado, mas luta com o filhote e eles ainda brincam com um cobertor", diz Klös. "No entanto, Knut tem dentes fortes e patas grandes, e não sabemos até quando será possível brincar com ele assim". Klös disse que não daria para prever se Knut ainda poderá manter contato direto com seus tratadores quando fizer seu primeiro aniversário em 5 de dezembro. "Mas uma festa, com certeza ele vai ganhar", acrescentou.

do G1.globo.com


Cachorro com o traje especial: proteção contra chuva e estoque de comida. (Foto: Reuters)

Um cachorro usa uma jaqueta de proteção mostrada numa feira de segurança em Tóquio nesta quarta-feira (17). A roupa, que serve para cães e gatos, proteje contra a chuva e tem um kit de emergência com comida para o caso de o animal ser vítima de um desastre.
G1.globo.com

16/10/2007

Ativistas acusam ‘carrocinha’ por massacre de cães em Porto Rico


Nesta foto, liberada pela Animal Protectors Network, Leisha Swayne, ativista dos direitos humanos, cuida de Yoli, um cão encontrado vários dias após ter sido jogado de uma ponte na área rural de San Juan, em Porto Rico. Yoli, um dos poucos sobreviventes, fraturou a espinha dorsal e teve diversos ossos quebrados. (Foto: AP)
Dezenas de animais foram arremessados de uma ponte ainda com vida.Dias após a ação, os poucos que sobreviveram foram socorridos
do G1.globo

15/10/2007

A Pedidos vai a Oração dos Cães

Pai Nosso que estais no céu, Sempre ampare o meu mestre amado.
Para que a sua presença seja sempre o meu refúgio, quando sentir medo e a solidão.
Que a Tua luz Senhor seja a força, para a calma do seu coração, Não zangando-se comigo, na minha grande empolgação, quando o vejo retornar.
Não permitas que o alimento que sempre me serve, o carinho e o amor que me faz sentir tão feliz, Ele venha por algum motivo se esquecer de mim.
Perdoe às vezes as suas impaciências, Assim como eu o perdôo, lambendo-lhe suas mãos.
E fazes Senhor, que a voz do meu mestre, seja sempre um hino de acalento, Me fazendo descansar profundo, quando deitado aos seus pés.
E se a idade avançada retirar dos meus olhos a luz do dia, ou os meus membros ficarem difíceis nas caminhadas, Não deixes que meu mestre querido me desampare.
Dai a ele a paciência e o carinho que sempre me foram dedicados.
Para que eu possa levar no meu sono eterno, os agradecimentos, E as saudades da grande felicidade de ser junto com ele, tão feliz.

11/10/2007

Presente para as crianças

Zôo de São Paulo ganha bebê chimpanzé

Nome será escolhido pelos freqüentadores do parque, que tem 3,5 mil animais. Papai Chico e Mamãe Rita estão se dando bem e biólogos adotam anticoncepcional.

O zoológico de São Paulo ganhou uma nova moradora. Depois de quase um ano de cativeiro, os chimpanzés Chico e Rita tiveram sua primeira cria. A reprodução foi natural e o clima entre o casal é tão bom que os biólogos querem interferir um pouquinho nesse namoro.

“É uma família de dez chimpanzés. E está ótimo nesse tamanho. Agora vamos controlar. As fêmeas vão tomar anticoncepcionais para não ter mais filhotes porque não caberiam outros aqui”, diz o biólogo Guilherme Domenichelli.

Por enquanto o bebê chimpanzé não tem nome, mas não vão faltar sugestões, porque o zoológico recebe 1,5 milhão de visitantes por ano.

O zoológico é um bom passeio. Além do contato com os animais, as crianças têm uma aula de educação ambiental. Passeiam por um trecho da Mata Atlântica que resistiu aos avanços da cidade e conhecem a natureza que elas podem ajudar a preservar. Bichos de todos os continentes cabem em pouco mais de 900 mil m². Entre os 3.500 animais do zoológico, as girafas Sapeca e Zagalo chamam a atenção pela elegância com que caminham apesar dos quatro metros de altura. O paraíso também tem Adão e Eva, mas o casal de rinocerontes se recusa a dar continuidade à espécie. Eles são uma exceção, já que a regra no zoológico é multiplicar a vida

fonte G1.globo


O exibido Maverick mostra que entende de mouse na Coletiva da Convenção de Gatos Exóticos

(foto AFP)

Convenção de gatos exóticos acontece nos EUA


Bichanos que participam do evento foram apresentados à imprensa em coletiva.Convenção acontece neste final de semana no Madison Square Garden

Os bichanos dos Estados Unidos estão ansiosos para um grande evento que acontece neste final de semana em uma das casas mais elegantes de Nova York. No próximo sábado, dia 13, será aberta a 5ª Convenção Anual de Gatos Exóticos.

Alguns astros do evento, que acontece no Madison Square Garden, foram apresentados em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (10). Empolgados, os bichanos mostraram suas habilidades em diversas áreas, como informática.

do G1.globo

10/10/2007

Veterinários de San Diego salvam vida de macaco

Mali nasceu com muitos problemas de saúde no início de setembro.Com o tratamento, o bichinho ganhou peso e cresceu.

Reuters
Veterinários de San Diego (EUA) cuidam de um bonobo (espécie de chimpanzé) de um mês que nasceu com sérios problemas de saúde. O bichinho se chama Mali, o que quer dizer "valioso" em suaíli, uma língua africana. Desde que o tratamento começou, Mali conseguiu crescer e ganhar peso. A imagem é de terça-feira (9). (Foto: Ken Bohn/Reuters

do G1.globo

09/10/2007

Cachorra adota gatinho em casa dos EUA

Cão passou a dar leite após ver a chegada de felino. Cachorro é da raça golden retriever.

Honey, de 7 anos, amamenta o pequeno Precious, de seis semanas, em uma casa em Stephens City, na Virgínia (EUA); o cão da raça golden retriever passou por uma situação inusitada após não conseguir dar cria: depois do dono dela, Jimmy Martin, trazer para casa um pequeno gatinho, a cachorrinha passou a produzir leite e alimentar o felino
(Foto: Scott Mason/AP
do G1.globo

07/10/2007


Aposentado de 75 anos cuida de 72 cães no RS

Ele se considera um protetor dos animais e adota cachorros abandonados há 15 anos.Idoso depende da ajuda de voluntários para manter os animais.
Aos 75 anos, um professor de dança aposentado dedica seu tempo e energia para cuidar de 72 cães abandonados que abriga em sua casa, no bairro de Santa Tereza, em Porto Alegre. Ádio Nunes começou a adotar os bichos há 15 anos e já chegou a manter 108 cachorros.

"Cada um tem a sua missão. Cuidar dos cães é a minha e eu a aceito com amor. Sou muito feliz", afirma Nunes. O canil informal, chamado por ele de Sociedade Protetora Peralta, em referência ao comportamento dos animais, ocupa o quintal e a humilde casa de madeira onde o aposentado vive sozinho, isto é, na companhia de seus cães. Atualmente, Nunes só deixa seus cachorros duas vezes por semana, quando dá aulas de dança para um grupo da terceira idade. Os bichos circulam livremente pelo terreno e pela casa de Nunes, que também construiu abrigos cobertos e cercados para protegê-los. Apesar da quantidade de animais, ele mantém o local em boas condições de higiene e os cães bem alimentados, graças à ajuda de voluntários.

Ajuda de voluntários

O objetivo das pessoas que colaboram com Nunes é ajudar a regularizar a situação do canil no Centro de Controle de Zoonoses de Porto Alegre. Entre os amigos que auxiliam o aposentado está uma veterinária que castra os cães e dá as vacinas necessárias a preços simbólicos.

Cadela Esperança vivia com Nunes até ser adotada por voluntária (Foto: Marília Sobral/G1)
Outros voluntários auxiliam na limpeza e alimentação dos bichinhos, organizam a compra da ração e de remédios para os animais doentes, já que Nunes não conseguiria sustentar os bichos apenas com a aposentadoria de R$ 480. Ele não recebe ajuda de programas sociais do governo. Por dia são gastos 25 quilos de ração, 17 quilos de arroz, além de ossos e legumes que são triturados para servir de alimento aos animais. Nunes mantém as portas de seu canil abertas para visitas e também para quem deseja adotar um animal, só não pode aceitar mais cães justamente porque precisa se enquadrar nas exigências do CCZ. Entretanto, é impossível impedir o abandono de cães na porta de sua casa. "Há três meses, amarraram uma cadela prenha em meu portão. Nasceram oito filhotes e conseguimos doar os cinco que sobreviveram, mas ela não tem para onde ir e vai ficar aqui", diz. "Fico pensando no que fazer. Tenho dó de deixá-los no frio e na chuva, sem ter o que comer." Não é fácil sair com um cachorro do canil de Nunes. Ele faz uma entrevista rigorosa com o candidato a dono, que tem de assinar um termo de responsabilidade e prometer que vai dar carinho ao bicho. "Se acontece alguma coisa, podemos buscar o cão de volta", diz.

Recordações do primeiro cãozinho

O amor incondicional pelos animais começou na infância. Gatos e cachorros sempre fizeram parte da família de Nunes, que nasceu em Jaguarão (RS). Ele viveu nessa cidade até os cinco anos de idade e, depois, a família se mudou para a Capital gaúcha em busca de melhores condições de vida. Mas ele ainda se lembra do seu primeiro cãozinho. "Eu me recordo que estávamos no último vagão do trem. Assim que a locomotiva partiu, nosso cachorro começou a correr para tentar nos alcançar, até que o perdemos de vista", diz. "Isso não sai da minha memória e ainda fico emocionado quando me lembro. Sinto que foi nesse exato momento, há mais de sete décadas, que resolvi me tornar um protetor dos animais."
do G1.globo

06/10/2007

'Cão é espelho do dono', dizem defensores de pit bulls

O Brasil Kennel Club, representante brasileiro da Federação Internacional de Cinofilia (FCI - Fédération Cynologique Internationale), não vê sentido na proibição da raça pit bull como meio de evitar ataques e contesta a tese de que o cão é naturalmente agressivo. O presidente da associação, Domingos Setta, argumenta que os cães só agridem por causa da criação que recebem dos proprietários. "O cão é o espelho do dono", concorda Edson Vieira, criador e dono do canil Italian Cane Corso, de São Paulo.

"Qualquer cão mal-educado é agressivo. Se o cachorro atacou, é porque ele sofreu algum tipo de maltrato", conta o presidente do Brasil Kennel Club. Para ele, um cão de qualquer raça será agressivo caso não haja tratamento adequado. "Já vi muito poodle agressivo. Mas é claro, a mordida do poodle não machuca tanto quanto a de um pit bull." Ele concorda com a identificação dos cães e seus donos e a regulamentação da venda dos animais.

Vieira atribui a culpa pela agressividade dos cães às competições de pit bulls e ao "treinamento errado" dado aos animais. Nesses torneios os cães são submetidos a competições de salto - em que têm de morder um pneu erguido a alturas acima de nove metros -, e força, em que o cachorro tem de puxar pesos de até 500 quilos. Ele diz que o treino dos cães para essas provas incitam a agressividade dos animais. "Eles acham que estimulam a potência e a velocidade dos cachorros mas, na verdade, os cães aprendem a procurar um alvo, no caso o pneu, e a fincar os dentes", afirma.

Outro motivo, segundo Vieira, é que os cães acabam sendo descartados muito cedo. "Quando chegam aos três anos, eles não têm mais o mesmo desempenho e acabam sendo 'encostados'. Mas aí já aprenderam a atacar e, sem as competições, irão avançar sobre o que ele ver na frente", conta.

fonte: yahoo.com

05/10/2007

Gato Chico

Gato alemão inspira livro sobre o Papa

O gato Chico, que inspirou um livro sobre o Papa Bento XVI, senta na mureta da casa onde viveu Joseph Ratzinger, em Pentling, na região sul da Alemanha. Ele inspirou a escritora Jeanne Perego a recontar a história de Ratzinger desde sua infância, na Alemanha, até ele ser escolhido o sucessor de João Paulo II. O detalhe é que toda a história é narrada sob a perspectiva do gato Chico (Foto: Uwe Lein/AP)
G1.globo.com

04/10/2007

04/10 DIA DOS ANIMAIS

Existem pessoas que não gostam de cães.Estas, com certeza, nunca tiveram em sua vida um amigo de quatro patas.Ou, se tiveram, nunca olharam dentro daqueles olhos para perceber quem estava ali.Um cão é um anjo que vem ao mundo ensinar amor.Quem mais pode dar amor incondicional,Amizade sem pedir nada em troca,Afeição sem esperar retorno,Proteção sem ganhar nada,Fidelidade 24h por dia!Um cão não se afasta mesmo quando você o agride.Ele retorna cabisbaixo, pedindo desculpas por algo que talvez não fez.Lambendo suas mãos a suplicar perdão.Alguns anjos não possuem asas, possuem quatro patas, um corpo peludo, nariz de bolinha, orelhas de atenção, olhar de aflição e carência.Apesar dessa aparência, são tão anjos quanto os outros (aqueles com asas) e se dedicam aos seus humanos tanto quanto qualquer anjo costuma dedicar-se.Que bom seria se todos os humanos pudessem ver a humanidade perfeita de um cão... (autor desconhecido)

Pit bull adere ao veganismo

O cão Davi trocou bifes suculentos por tomates, bananas e pipocas.Veterinária explica que ração vegetariana deve ser balanceada.

Existe um ditado que diz "a personalidade do cão é parecida com a do dono". Na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo, um cão da raça pit bull é uma excelente demonstração dessa sabedoria popular. O advogado Jorge Luís Cárdia, de 26 anos, e seu cão Davi seguem uma nova tendência e são adeptos do veganismo (filosofia em que não se deve consumir qualquer alimento ou produto de origem animal).

Cárdia é vegano há 10 anos. Não come nem mel, queijos ou ovos e evita usar produtos que são derivados de animais. Davi foi encontrado em setembro de 2006 em um lixão da cidade de Americana (SP) e adotado pelo advogado. Estava magro, desnutrido e tinha feridas na pele causadas por uma doença chamada sarna negra, que não é transmissível ao homem. Atualmente, Davi mora com Cárdia e sua mulher em uma casa na Vila Mariana. "Para mim, seria um contra-senso salvar um animal, mas ter de matar outros para sustentá-lo." Em vez de bifes suculentos, o cão devora legumes e frutas, mas seu alimento preferido mesmo é o tomate. "Davi adora frutas e gosta muito de bananas, maçãs e uvas. Ele também adora pipocas, temos até que tomar cuidado para que não coma demais", afirma Cárdia. "Tudo que eu consumo, acabo passando para meu cachorro. Acho que ele já tinha a alma vegana."

A dieta do animal é complementada com uma ração vegetariana, à base de legumes, que contém alguns nutrientes sintéticos encontrados apenas em carnes, como a vitamina B12. "Minha maior preocupação era ter certeza de que a dieta não faria nenhum mal para o bicho. Conversei com veterinários e descobri que não teria problema nenhum", diz. Ele garante que o cão é dócil e aposta que a dieta vegetariana contribui. "Ele é mais manso que meu gato, que ainda mora em Americana. Tenho mais medo que roubem ele do que a minha casa, porque ele é dado com todo mundo", diz. "Se não fosse pela alimentação, talvez nem a pele nem a personalidade dele seriam assim."

Cenoura crua no lugar de ossos

A empresária Márcia Bracciali é vegetariana há 30 anos. Além dos filhos, que hoje têm 25 e 21 anos, os dois cães da família também não consomem produtos de origem animal.

Peter é um beagle de 11 anos, com tendência à obesidade. Sophia não tem raça definida e foi adotada há 3 anos, mas tem por volta de 5 anos. Peter adora mamão, manga e banana, mas seu alimento preferido é queijo. Já Sophia prefere arroz com legumes e, em vez de roer ossos, os cães gostam de roer cenoura crua. A alimentação é complementada com uma ração vegetariana. "Eles são vegetarianos. É claro que eles comeriam carne e iriam adorar, mas é possível criá-los de forma vegetariana", diz. "Muita gente acha que vegetarianos só comem alface e tomate, e não é assim. As refeições são balanceadas, com muitos vegetais, legumes, tubérculos, cereais e frutas", afirma Márcia.

Ração vegetariana

A veterinária Fernanda Fragata, diretora clínica do Hospital Veterinário Sena Madureira e especialista em alimentação animal, também ressalta que, por instinto, cães e gatos são potencialmente carnívoros. Ela explica que os animais de hoje, alimentados apenas com ração, possuem sobrevida maior do que antigamente, quando bichos de estimação se alimentavam com restos de comida. "Não dá para dizer que ração vegetariana faz mal e ainda é difícil saber se podem provocar problemas no futuro, já que para os animais a melhor proteína é a de origem animal", diz. "O organismo do animal aproveita melhor a proteína de uma ração feita com frangos do que com soja, por exemplo. Há o receio de que o alimento não seja tão bem aproveitado por eles, mas as vitaminas e minerais são similares." Fernanda explica que é importante observar se a ração possui vitamina B12, no caso de cães, e taurina, em alimento para gatos. Segundo Fernanda, se a ração tiver a quantidade de proteína adequada e for balanceada, o animal será bem alimentado.
G1.globo.com