Google

Seguidores

10/07/2008

Direitos dos pets ‘especiais’

Assim como o ser humano, hoje em dia os animais domésticos também têm toda a assistência em caso de alguma deficiência, seja ela visual, auditiva ou de locomoção. Com a evolução tecnológica, esses animais podem ter uma nova chance de viver, sem que haja qualquer tipo de sofrimento ou a necessidade da eutanásia, como em outros tempos.

No caso de um trauma ocular grave acarretando em uma deficiência visual para o pet, a enucleação é o processo mais comum. Enucleação nada mais é que a remoção de um olho supostamente prejudicado, seja por mordidas, infecções ou feridas. Existem dois métodos para remover uma vista de um animal doméstico.

Um é a enucleação padrão, em que o olho é removido e as pálpebras fechadas permanentemente. O animal não sentirá falta do olho psicologicamente, ao contrário do dono. O segundo método é mais cosmético, onde é colocada uma prótese orbital. Esta cirurgia é realizada por um oftalmologista veterinário.

O olho é retirado, mas, antes de as pálpebras serem costuradas, uma bola prostética estéril é colocada no encaixe. Então, as pálpebras são fechadas. Já uma deficiência auditiva em um pet geralmente é desenvolvida conforme a idade do animal. Para testar a audição de seu bicho de estimação, há vários modos caseiros de saber se ele pode estar ou não surdo.

Um dos métodos é bem simples: aproximar-se de seu cão por trás chamando-o quietamente pelo seu nome em tom normal de voz. Se ele ouvir, girará em seu sentido. Se ocorrer o contrário, procure um veterinário. No entanto, é necessário saber que ainda não há cura para essa deficiência em animais domésticos.

Para um pet com problemas de locomoção devido algum acidente, deficiência óssea ou idade avançada, até tratamentos alternativos como acupuntura vem sendo utilizados. Há também a cadeira de rodas que pode ser feita de alumínio e revestida de neoprene, o mesmo tecido que os surfistas utilizam em seus trajes.

Outro modelo tem como base uma caçamba de um caminhão de brinquedo, um par de rodas com eixo e algumas porcas e parafusos, além de um cano de alumínio dobrado para o apoio lombar. Sua fixação é feita usando a própria coleira do cão. Na maioria das vezes, o fim da vida de um animal doméstico é caracterizado por esses tipos de deficiência. Mas, cada vez mais, há possibilidades e métodos para diminuir o sofrimento de nosso amiguinho.

fonte: internet

Nenhum comentário: