Google

Seguidores

27/11/2008

Kiwi: peludo e agressivo


Estranho no Brasil, o Kiwi é tão conhecido na Nova Zelândia quanto o canguru na Austrália. Da família das Ratites, esse animal é uma ave áptera, ou seja, sem asas, incapaz de voar.
O Kiwi possui cabelo ao invés de penas em seu corpo, que se pende sobre pernas gordas e fortes, podendo assim caminhar pela vegetação sem problemas.
De características noturnas, detesta a luz do dia e tem como principais predadores a águia e o falcão. Por ter inimigos muito mais fortes, o Kiwi desenvolveu extrema habilidade em proteger-se na mata fechada, inclusive pelo fato de viver na noite diminui as oportunidades de ser visto por outros animais.
Sua principal arma de defesa não é o bico e sim as patas, que são muito afiadas. Mesmo pequeno, o Kiwi é agressivo e não deixa ninguém tocá-lo sem pelo menos tentar um golpe. Na mata, protege tanto seu território que é capaz de perseguir um humano com uma potência que impressiona. Como uma locomotiva, o Kiwi emite sons como gritos. Existem cinco espécies diferentes de Kiwi na Nova Zelândia, mais negro, marron, menor, maior.
Símbolo na Nova Zelândia, sua popularidade é tão alta nesse país que inspirou até o nome para a fruta, por ter a casca peluda. Em processo de extinção, um filhote nasceu recentemente no Parque Zoológico Nacional Smithsonian, nos Estados Unidos. O nascimento da avezinha fora de seu país de origem é um evento raro.

Nenhum comentário: