Google

Seguidores

27/11/2008

Elande, o maior antílope


O Elande constitui a maior espécie de antílope, parecendo-se muito com o gado doméstico. Esse animal é encontrado espalhado por toda a África Central e Meridional, chegando para o Norte até o Senegal, Sudão, Quênia e Tanzânia.
Seu habitat preferido é a savana arborizada, nunca penetrando nas zonas de florestas. Sua alimentação consiste em folhas de árvores e arbustos. Habitualmente usa seus chifres para alcançar os galhos mais altos.
Em época chuvosa, faz verdadeiros banquetes no capim viçoso e abundante. O Elande é um animal gregário que vive comumente em manadas de 8 a 10 indivíduos. Seu grupo familiar é constituído por um macho, várias fêmeas e filhotes.
O nascimento ocorre principalmente na estação das chuvas e o período de gestação dura de 250 a 270 dias. Os chifres do Elande são uma arma de defesa muito eficiente. Dentre seus poucos inimigos estão os leões e o homem.
O Elande pode pesar até 1 tonelada. Apesar do peso, é ágil e pode pular 1,5 metro de altura. São encontradas três subespécies: Elande-do-leste (Taurotragus oryx pattersonianus), Elande-de-livingston (Taurotragus oryx livingstoni) e o Elande-do-sul (Taurotragus oryx oryx).
fonte petfriends

Nenhum comentário: