Google

Seguidores

06/10/2008

Fama de gata ferroviária movimenta US$ 10,4 milhões no Japão


A gata Tama virou uma celebridade no Japão em 2007, depois de ser nomeada chefe de estação pela companhia ferroviária Wakayama Electric Railway. Apesar de reconhecerem a fama do bicho -- que aumentou 17% o número de passageiros, trazendo 2 milhões de novos usuários --, os japoneses não tinham idéia de quanto dinheiro a gata movimentava até a divulgação de um estudo, na semana passada.

Somente em 2007 foram US$ 10,44 milhões, segundo o professor de contabilidade Katsuhiro Miyamoto, da Universidade de Kansai. Ainda de acordo com ele, responsável pelos cálculos, o dinheiro movimentado pela fama da gata tem importantes efeitos econômicos para o país. Com freqüência, Tama aparece em livros de fotos e propagandas na TV. Seu salário, no entanto, é limitado a ração.


Filha de um gato de rua, ela nasceu e cresceu nos arredores da estação Kishi, uma das dez estações da linha Kishigawa. Ela foi adotada por Toshiko Koyama, dona de uma mercearia vizinha. Quando assumiu o posto na companhia que estava registrando prejuízo, tinha sete anos. Hoje tem nove. Sua “contratação” atraiu curiosos e a empresa reverteu a situação, passando a lucrar.

"Tama é a única no cargo de chefe de estação desde que tivemos que reduzir os custos com pessoal", declarou Keiko Yamaki, porta-voz da Wakayama Electric.


Tama é pontual e educada. Ela se recusa a fazer as necessidades quando alguém está olhando. Por isso, tem um banheiro privativo. Ela também tem um escritório, que fica em uma antiga bilheteria reformada. Ela está escalada para participar de um documentário francês sobre gatos fantásticos ao redor do mundo.

G1





Nenhum comentário: