Google

Seguidores

09/10/2008

Cães brasileiros vencem Campeonato Mundial de Agility


Cães brasileiros venceram a disputa por equipes nas categorias mini e standard no Campeonato Mundial de Agility de 2008. Mais de 400 animais de 30 países participaram da competição, que foi realizada na Finlândia.

O técnico da seleção brasileira, José Luiz Filho, disse ao G1 que foi o melhor resultado do Brasil na competição. Antes, o Brasil só havia vencido uma única vez, em 2002, na categoria standard. No ano passado, o país ficou em terceiro lugar na categoria midi.

“Nós sabíamos que alguma coisa boa aconteceria, estávamos bem confiantes pelo trabalho que já vínhamos fazendo, mas dois pódios em primeiro lugar foi meio inacreditável”, afirma Luiz Filho. “Para nós foi gratificante. Apesar da viagem longa e cansativa até a Finlândia, deu tudo certo no final”, diz.


G1

Categoria mini também foi destaque no Mundial (Foto: Divulgação/CBA)

As equipes chegaram à Finlândia apenas três dias antes das provas, que aconteceram entre 26 e 28 de setembro. “Na véspera, tivemos um treino de 15 minutos para conhecer o local, sentir o piso e os obstáculos. Os equipamentos sempre são um pouco diferentes”, diz.

A vitória em duas categorias também tem um valor especial por ter sido conquistada na Finlândia, país onde o esporte é muito popular. Para Luiz Filho, o título pode ajudar a popularizar o esporte também no Brasil

“Nós temos muitos cães aqui, mas poucos praticam agility e poucas pessoas conhecem o esporte. Temos um potencial muito bom no Brasil, com excelentes cães e condutores”, diz.

Treino árduo
Segundo Luiz Filho, um dos fatores que contribuíram para o bom desempenho do time foi o treino específico. “Cinco meses antes de viajar, a seleção começou a fazer treinamentos semanais, com toda a equipe junta. Isso deu muita confiança”, diz.

Na Finlândia, esporte é muito popular (Foto: Divulgação/CBA)

O técnico contou que procura acompanhar o trabalho do árbitro que vai participar do Mundial. “Um ano antes, nós já sabemos quem será o juiz. Nós estudamos o circuito que ele gosta de montar e tentamos praticar em um similar”, afirma.


Entenda o esporte
Agility é um esporte voltado para animais que deve ser praticado junto com os donos. O cão percorre um circuito de obstáculos, que exige força, equilíbrio e agilidade. Tudo é acompanhado pelo dono, chamado “condutor”. Vence o cão que completar o percurso sem cometer faltas e no menor tempo.

Os animais sempre competem em provas que levam em conta seu tamanho e sua habilidade. De acordo com dados da Confederação Brasileira de Agility (CBA), existem cerca de 400 duplas competidoras no país.

Nenhum comentário: