Por Christine Vanstreels
Para cada tipo de pessoa existe um animal que se adapta melhor. Tudo depende do espaço que você tem em casa e da sua dedicação para cuidar do seu novo amigo. Então vaje algumas opções:
Cachorro
É o animal de estimação mais popular no Brasil, e a melhor companhia para toda a família. De diversas raças com temperamento e tamanho diferentes. Alguns são de companhia, outros de guarda, caça... Os maiores precisam de bastante espaço e exercício; os pequenos podem viver em apartamentos. Mas não esqueça que todos eles precisam de atenção e amor para serem felizes. Além disso, vivem cerca de 12 anos. Por isso, só adote um cachorro se puder cuidar dele por todo esse tempo.
Gato
O gato é um animal que faz pouca bagunça, é bem limpinho e relativamente pequeno. Pode viver em casa ou apartamento. A desvantagem é que é menos brincalhão e obediente que o cachorro, apesar de mais fácil de cuidar. Assim como o cachorro, o gato vive bastante, em média 15 anos.
Peixe
Ter um peixinho pode ser muito fácil. Ele fica em cima de um móvel e você só precisa alimentá-lo e limpar o aquário de vez em quando. Sua grande vantagem é que ele não precisa de companhia, sendo o ideal para quem quase nunca fica em casa. Mas atenção: o bichinho fica muito infeliz se o seu aquário for muito pequeno e ele não tiver quase espaço para nadar.
Pássaro
As aves são animas muito frágeis, e por isso é difícil brincar com elas. Mas elas tem plumagem colorida e cantam, sendo ótima opção para quem não tem muito espaço para animais. No entanto eles precisam de cuidados diários na comida e limpeza da gaiola.
Répteis
Os exóticos répteis são pouco comuns no Brasil. Apesar de não precisarem de companhia, precisam de cuidados especiais, já que têm sangue frio e precisam de uma fonte de calor (como uma pedra aquecida, por exemplo) para sobreviverem. Isso já mostra que é preciso ter um ambiente todo organizado para eles. Sua comida também é especial: cobras comem pequenos animais vivos, iguanas e tartarugas têm ração especial.
Cavalo e pônei
Se você tem um sítio, pode ter um cavalo ou pônei. Esses animais, além de muito bonitos, são companheiros de passeio. Se você mora na cidade, pode também deixar o seu cavalo ou pônei em uma hípica, onde um tratador cuidará dele. A desvantagem é que, além de ser muito mais caro do que manter outro bicho de estimação, você não o verá todo dia...
Hamster, Porquinho da Índia, Ferret (roedores)
Os roedores vivem em gaiolas, exigindo pouco cuidado. A comida e a limpeza de um hamster, por exemplo, pode ser trocada duas vezes por semana só. Se o bicho for acostumado desde pequeno, gosta de brincar. A únca coisa ruim é que roedores são animais noturnos, ou seja, dormem de dia e gostam de brincar só depois que escurece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário