Google

Seguidores

03/04/2008

Veja quem pode ser seu companheiro


Por Christine Vanstreels
Para cada tipo de pessoa existe um animal que se adapta melhor. Tudo depende do espaço que você tem em casa e da sua dedicação para cuidar do seu novo amigo. Então vaje algumas opções:
Cachorro
É o animal de estimação mais popular no Brasil, e a melhor companhia para toda a família. De diversas raças com temperamento e tamanho diferentes. Alguns são de companhia, outros de guarda, caça... Os maiores precisam de bastante espaço e exercício; os pequenos podem viver em apartamentos. Mas não esqueça que todos eles precisam de atenção e amor para serem felizes. Além disso, vivem cerca de 12 anos. Por isso, só adote um cachorro se puder cuidar dele por todo esse tempo.
Gato
O gato é um animal que faz pouca bagunça, é bem limpinho e relativamente pequeno. Pode viver em casa ou apartamento. A desvantagem é que é menos brincalhão e obediente que o cachorro, apesar de mais fácil de cuidar. Assim como o cachorro, o gato vive bastante, em média 15 anos.
Peixe
Ter um peixinho pode ser muito fácil. Ele fica em cima de um móvel e você só precisa alimentá-lo e limpar o aquário de vez em quando. Sua grande vantagem é que ele não precisa de companhia, sendo o ideal para quem quase nunca fica em casa. Mas atenção: o bichinho fica muito infeliz se o seu aquário for muito pequeno e ele não tiver quase espaço para nadar.
Pássaro
As aves são animas muito frágeis, e por isso é difícil brincar com elas. Mas elas tem plumagem colorida e cantam, sendo ótima opção para quem não tem muito espaço para animais. No entanto eles precisam de cuidados diários na comida e limpeza da gaiola.
Répteis
Os exóticos répteis são pouco comuns no Brasil. Apesar de não precisarem de companhia, precisam de cuidados especiais, já que têm sangue frio e precisam de uma fonte de calor (como uma pedra aquecida, por exemplo) para sobreviverem. Isso já mostra que é preciso ter um ambiente todo organizado para eles. Sua comida também é especial: cobras comem pequenos animais vivos, iguanas e tartarugas têm ração especial.
Cavalo e pônei
Se você tem um sítio, pode ter um cavalo ou pônei. Esses animais, além de muito bonitos, são companheiros de passeio. Se você mora na cidade, pode também deixar o seu cavalo ou pônei em uma hípica, onde um tratador cuidará dele. A desvantagem é que, além de ser muito mais caro do que manter outro bicho de estimação, você não o verá todo dia...
Hamster, Porquinho da Índia, Ferret (roedores)
Os roedores vivem em gaiolas, exigindo pouco cuidado. A comida e a limpeza de um hamster, por exemplo, pode ser trocada duas vezes por semana só. Se o bicho for acostumado desde pequeno, gosta de brincar. A únca coisa ruim é que roedores são animais noturnos, ou seja, dormem de dia e gostam de brincar só depois que escurece.

Nenhum comentário: