Google

Seguidores

14/11/2007

Bebê urso fã de iogurte procura novo lar

Gyula Pareja, de 17 anos, carrega o ursinho na sala de sua casa (Foto: Reuters)

Filhote foi resgatado das mãos de comerciantes ilegais. Família boliviana cuida do bichinho até ele encontrar um lugar para morar.

Um filhote de urso andino raro que adora iogurte encontrou um lar temporário com uma família boliviana enquanto o grupo de direitos animais que o resgatou luta para achar um lugar onde ele possa viver.

O bebê de dois meses foi batizado de Koda, como o filhote do filme da Disney "Irmão Urso". Ele é da espécie conhecida como "urso de óculos", por causa das marcas em seu rosto.

O grupo de direitos animais boliviano Animales S.O.S. encontrou Koda em setembro, quando um homem tentava vendê-lo nas ruas bolivianas por US$ 200. O filhote sofria de diarréia quando foi encontrado e os ativistas acreditaram que ele morreria, segundo a presidente do grupo, Susan Del Carpio.


Durante semanas Koda se alimentou de iogurte, mamão e abacaxi. Agora, já é um filhote ativo que gosta de pular nas costas das pessoas, escalar móveis e de reclamar alto na hora de tomar banho.

Enquanto a S.O.S. tenta encontrar um lar permanente, Koda foi temporariamente adotado por Aniko Bodor de Pareja, que trabalha para o grupo e vive em um apartamento de três quartos em La Paz.

Suas filhas adolescentes adoram brincar com o ursinho, mas sabem que mantê-lo como bichinho de estimação não é uma opção. Um urso adulto pode chegar aos 180 quilos.

"Ele precisa de atenção constante. Seu passatempo favorito é destruir plantas e escalar os móveis. Ele nunca se cansa", conta Gyula, de 17 anos.

E Koda não é o único bicho da casa. Desde sua chegada, os doze gatos da família tiveram que ser confinados na sala de jantar. Enquanto isso, o ursinho tem o apartamento livre para si durante o dia -- à noite, dorme em uma jaula feita especialmente para ele.

A Animales S.O.S. já resgatou papagaios, tartarugas, tucanos, cobras e até um jaguar dos comerciantes ilegais, mas não pode soltar Koda na natureza. Ele morreria, segundo Del Carpio. Bodor de Pareja brinca: "ele não saberia sobreviver, não há árvores de iogurte na floresta".

Os ursos de óculos vivem nas regiões montanhosas dos países andinos, como Bolívia, Equador e Peru e são considerados vulneráveis na lista da União Internacional de Conservação da Natureza.

O zoológico local diz que não tem lugar para Koda, nem dinheiro para construir um local apra abrigá-lo.

do G1


Nenhum comentário: