Google

Seguidores

15/01/2011

Cão ganha prótese inovadora e volta a andar normalmente


Cachorro ganhou prótese após ter a pata traseira amputada


Um pastor alemão chamado Mitzi se tornou o primeiro cão do mundo usar uma prótese inovadora que o permitiu voltar a andar normalmente. O animal, que tem três anos, teve a pata traseira amputada após ser pisoteado por um cavalo.

Agora, depois da cirurgia que implantou a pata de titânio, Mitzi pode voltar normalmente. A prótese é a primeira no mundo a ser inserida dentro de um osso saudável e com mobilidade e permite que Mitzi caminhe sem mancar.


Segundo reportagem do Daily Mail, a cirurgia pioneira realizada pelo veterinário Noel Fitzpatrick consistiu na inserção de uma haste de titânio no osso da pata de Mitzi, deixando um espaço para que a prótese fosse anexada. A prótese, também de titânio, simula uma pata normal de cachorro e permite que o cão caminhe e corra novamente.

Esta tecnologia, conhecida como Prótese de Amputação Transcutânea Intraóssea (ITAP, em inglês), também é usada em humanos e permite que a pele se integre com o implante, criando uma barreira a infecções. Este tipo de prótese já foi usado para criar um braço em uma vítima dos atentados contra o metrô de Londres em 2005.

Raio x mostra estrutura da prótese de Mitzi

 fonte> Revista Galileu

Nenhum comentário: