Google

Seguidores

03/03/2009

Filhote cotado para cão presidencial dos EUA nascerá em abril








Coral, 4, está grávida e um dos filhotes poderá ir para os EUA

Coral, 4, pode estar prestes a se tornar "primeira-mãe canina" dos Estados Unidos. Em meados de abril, ela dará à luz uma ninhada da qual deve sair o futuro cão da família presidencial.

A cadela, que mora na região lusa do Algarve, é da raça cão-d'água português, eleita pelos Obama para fazer companhia a Sasha, 7, e Malia, 10, na Casa Branca. A filha mais velha tem alergia e os cachorros da raça não trocam o pelo, reduzindo bastante o risco de uma crise.
"Conhecidos nossos que têm cães dessa raça os admiram muito", disse a primeira-dama, Michelle Obama, à revista "People".

O senador Ted Kennedy tem dois exemplares da raça, Sunny e Splash. O último foi "narrador" do livro "My Senator and Me: A Dog's-Eye View of Washington, DC" ("Meu Senador e Eu: Uma Visão Canina de Washington, DC"), lançado há três anos. O congressista foi um dos primeiros a apoiar a escolha da raça pelos Obama.

Por meio da embaixada portuguesa nos Estados Unidos, a Entidade Regional de Turismo do Algarve diz manter contato com o governo americano para oficializar a oferta do cão.
Ainda não houve uma definição oficial, mas há rumores sobre um filhote português também entre os criadores americanos da raça. "Ouvimos que viria de Portugal, mas ainda não temos nenhuma declaração da Casa Branca", diz Cheryl Rutz, do clube Nutmeg, de Connecticut, afiliado do Portuguese Water Dog Club of America.

Coral, que acumula diversos prêmios, estava para entrar no cio quando Carla Peralta soube que os Obama se interessaram pela raça. Ela é proprietária dos animais do canil da Ria Formosa, entidade pública que trabalha em regime de concessão para divulgar a raça. Veio então a ideia de oferecer um filhote para a Casa Branca. O macho escalado para a "missão" foi Pluto da Beira Ria, 2.

"Ainda não sabemos quantos filhotes essa ninhada terá", diz Carla. "Podem ser sete, dez... Já tivemos aqui uma ninhada com 17 filhotes", relembra a criadora, que ficou ao lado da cadela durante as 11 horas de trabalho de parto. "Sempre assisto ao parto. Elas não precisam de ajuda, mas gostam da minha companhia."

MARY PERSIA editora de Bichos da Folha Online









Um comentário:

NOSSAEQUIPE disse...

Mas essa moça é a caraaaaa da mãe do meu pretinho que é a caaaaara de um cão Dagua original de fábrica! uahuahuahhauhauha
Impressionante Alice! Eles são lindos, amáveis, mto brincalhões, com quem eles gostam do contrário tem um humor mto peculiar hahahaha
Canelas se tornam irresistíveis!

Bjs Ta lindo d+ o blog.