Google

Seguidores

17/12/2007

Cães e gatos vão ganhar chip eletrônico no Guarujá

SÃO PAULO -
O Centro de Controle de Zoonoses do Guarujá, no litoral sul de São Paulo, começa neste sábado a implantar chips de identificação em cães e gatos no município. A iniciativa visa controlar o número de animais na cidade e evitar a superpopulação das espécies. No total, dois mil identificadores serão distribuídos gratuitamente no Canil Municipal, que fica em Vicente de Carvalho. No mercado, o custo da implantação é de R$ 100,00 em média.

A medida é recomendada por diversas associações de defesa dos direitos dos animais, em todo o mundo, mas, até agora, poucas cidades do Brasil tomaram a iniciativa de fazer a identificação. A maioria cobrou pelo serviço. Os chips serão colocados em animais que tenham entre seis meses e sete anos de vida.

A Secretaria de Saúde de Guarujá investiu cerca de R$ 30 mil no serviço. Do tamanho de um grão de arroz, os dispositivos possuem tecnologia de última geração e são colocados sob a pele do animal. Nele, há informações como raça e outras características, além dos dados pessoais do proprietário do cão ou gato.

De acordo com o chefe do setor, Carlos Castilho de Barros, os chips serão instalados sempre aos finais de semana, com hora marcada e limite de 50 atendimentos por dia. O agendamento será feito por telefone, a partir desta quarta-feira, sempre das 8 às 17 horas. O número do Centro de Zoonoses é o 3387-7197 e o endereço é Rua Professora Maria Lídia do Rego Lima, 301, no Jardim Boa Esperança.

Existem algumas exigências para que os munícipes possam obter a identificação de seus bichinhos de estimação. Além de fazer o agendamento para colocação do chip, o animal deverá estar com as vacinas em dia e não pode ter nenhuma doença, bem como deve estar livre de pulgas e carrapatos.

Caso o bichinho se perca do dono, as informações serão cruzadas com o banco de dados do Centro de Zoonoses, para facilitar o encontro do responsável pelo animal. Além do chip, cada gato e cachorro cadastrado terá uma carteirinha de identificação, que trará as mesmas informações do dispositivo e ficará sob os cuidados do seu dono.

Nenhum comentário: