Google

Seguidores

22/09/2008

Tratador do ursinho Knut é achado morto, diz polícia alemã

Thomas Dorflein, de 44 anos, tratador do ursinho alemão Knut, foi encontrado morto nesta segunda-feira (22) em seu apartamento em Berlim, segundo a polícia alemã.

O funcionário do zôo de Berlim parece ter morrido de causas naturais, segundo a polícia, que descartou a hipótese de suicídio ou de crime.

A imagem de Dorflein tornou-se quase tão popular como a de Knut, o urso polar que nasceu em cativeiro em dezembro de 2006 e que foi rejeitado pela mãe.

O animal, que teve de ser alimentado de mamadeira, transformou-se em mascote oficial do zoológico de Berlim e também da luta contra as mudanças climáticas.

Quando Knut completou um ano, ele teve de ser separado do seu tratador, pois estava ficando perigoso para a integridade física dele.


G1

16/09/2008

Israel fará teste de DNA em cocô de cachorro para punir donos 'porcalhões'


Tika Bar-On, veterinária que criou o projeto, recolhe amostra de DNA de cão. (Foto: Reuters)

A cidade israelense de Petah Tikva está usando análise de DNA de fezes de cães para punir os donos dos animais de estimação que não recolherem os dejetos dos animais das ruas.

Um programa experimental de seis meses foi lançado nesta semana em Petah Tikva, subúrbio de Tel Aviv. Os donos de animais de estimação devem levar os bichos para um veterinário, que colherá amostras de DNA da saliva dos cães.

A partir das amostras, o município vai criar um banco de dados com o código genético de todos os bichos, para comparar com o resultado da análise das fezes encontradas nas ruas.

Donos de cães também poderão recolher as fezes e depositá-las em lixos especiais nas ruas. O material recolhido nestas latas também será analisado, e os donos vão receber prêmios como cupons de desconto para comida para cachorro e brinquedos para os bichinhos de estimação.

Já as fezes recolhidas nas ruas poderão servir para punir os donos dos animais com multas.

"O objetivo é envolver todos os cidadãos nessa campanha, e mostrar a todos que podemos deixar nossa cidade mais limpa", afirma Tika Bar-On, veterinária-chefe da prefeitura de Petah Tikva.

G1

14/09/2008

Cachorro liga para emergência e salva vida de dono nos EUA


Foto fornecida pela polícia mostra Joe Stalnaker com seu cachorro, Buddy. (Foto: AP)

“Melhor amigo do homem” é pouco para descrever Buddy, um pastor alemão que, ao se lembrar do treinamento que teve, conseguiu salvar uma vida. O cão de Phoenix ligou para o serviço de emergência dos Estados Unidos, o 911, quando seu dono, Joe Stalnaker, passou mal em casa.

Na ligação gravada, que foi realizada na quarta-feira (10), o cachorro late e emite uma espécie de choro, depois que um atendente pergunta repetidas vezes se o interlocutor precisa de ajuda. “Olá, aqui é do 911. Você pode me ouvir? Você pode entregar o telefone para alguém?”, questionou a pessoa que atendeu a ligação.

A polícia rastreou a chamada e enviou alguns oficiais para a casa de Stalnaker. Quando eles chegaram no local, poucos minutos depois, foi possível ouvir os latidos de Buddy pelo telefone. O sistema da polícia tinha uma indicação de que um cachorro treinado poderia ligar para o serviço de emergência, caso seu dono estivesse impossibilitado.

“É incrível. Mesmo os atendentes veteranos nunca haviam se deparado com uma história como essa”, afirmou o sargento Mark Clark, da polícia de Scottsdale.

O dono do cachorro foi levado para o hospital, onde ficou internado por dois dias. Essas crises de Stalnaker, disse a polícia, são conseqüência de um ferimento na cabeça que ele sofreu há dez anos, durante treinamentos militares.

Stalnaker adotou Buddy com oito semanas e fez um treinamento para que o animal ligasse para o serviço de emergência, caso seu dono apresentasse sintomas de um ataque epilético. Hoje, com 18 meses, o cachorro consegue pressionar uma tecla programada do telefone para chamar o 911.

G1

13/09/2008

Cãozinho perdido pára o trânsito no Rio Grande do Sul


Um cachorro perdido sensibilizou os motoristas da Avenida Brasil, uma das mais movimentadas de Passo Fundo (RS), nesta sexta-feira (12). Ele estava entre os carros, quando o passageiro de um carro desceu para salvá-lo. O cachorro foi colocado no acostamento e logo em seguida um ciclista o colocou dentro do casaco, levando o animal para um lugar seguro (Foto: Jean Pimentel/Zero Hora/Ag. RBS)

G1

11/09/2008

Petiscos podem provocar obesidade canina; veja os diferentes tipos

Experimente mostrar um bifinho ou um biscoito para o seu cão e observe a festa que ele faz. Tanta alegria pode ter um preço alto, já que os saborosos petiscos têm grande valor calórico, engordam e podem provocar problemas, como diabetes e colesterol alto.

O conselho dos veterinários é basear a dieta na ração e não oferecer as guloseimas --mesmo aquelas feitas especialmente para eles com freqüência.

"Um biscoito de tamanho médio tem cem calorias. Um cachorro pequeno precisa entre 300 e 400 calorias por dia para manter o peso adequado. Ou seja, o biscoito representa 25% do que deve ser ingerido", afirma Márcia Jericó, coordenadora do hospital veterinário da Universidade Anhembi Morumbi.

Um engano é o proprietário pensar que o cachorro vai ficar feliz com o agrado. "Presença e atenção do dono fariam melhor efeito", afirma Eduardo Fava Schmidt, veterinário do Hospital Veterinário Rebouças.

Os biscoitinhos e afins podem ser recompensa por bom comportamento, mas não devem ser dados diariamente. O ideal é que sejam oferecidos, no máximo, quatro vezes por semana, em momentos especiais. "É parte de um projeto educativo, como se fosse um prêmio", completa Márcia.

Como os petiscos são enriquecidos com gordura, açúcar e sal, não são muito nutritivos. Seu consumo gera energia, mas os animais que já têm uma alimentação adequada não precisam disso, e tudo acaba transformado em gordura. O que ocasiona dor nas costas e problemas graves como diabetes, colesterol alto e triglicérides, explicam os veterinários.

O problema é que os animais tendem a preferir os petiscos e acabam deixando de lado a comida saudável. "No lugar de chocolates e bifinhos, dê carinho. A guloseima faz mal ao animal", alerta Schmidt. Outro costume inadequado é premiar o bicho com a comida da casa. "Acrescentar qualquer tipo de alimento à ração vai desequilibrar a dieta. É um hábito desnecessário", diz o veterinário. As latas e os sachês de ração úmida, que tende a ser mais palatável, também não devem ser oferecidos com freqüência.

Tipos de guloseimas para cães

Bifinhos
São feitos de carne desfiada e salgada e podem ter sabor de peito de peru, bacon, frango e carne. São macios e têm vitaminas

Ossinhos de couro de porco
Não são aromatizados e não há acréscimo de calorias. Indicados para filhotes, que brincam mordendo os ossinhos

Chiclete
Feitos com couro bovino e flexíveis. Aromatizados com carne, menta, morango ou bacon, eles são macios, para que os animais mordam e puxem, como um chiclete

Chocolates
São ossinhos de couro de porco com cheiro de chocolate. Há também os de menta, morango, baunilha, entre outros sabores. Alguns são indicados para animais com mau hálito

Biscoitos
São feitos de leite, farinha de trigo, proteínas, vitaminas e cálcio. Podem ter sabor de espinafre, cenoura ou fígado, por exemplo

Pastas de carne
Podem ser acrescentadas à ração para dar sabor e vêm em sachês ou latas

Quando dar guloseimas ao seu animal

- Como prêmio por algum feito ou bom comportamento
- Como parte de um processo educativo
* Mesmo nessas condições, não é recomendado dar guloseimas mais de quatro vezes por semana

Guloseimas em excesso podem provocar

- Excesso de peso
- Acúmulo de gordura no fígado
- Diabetes
- Colesterol alto
- Hipertensão
- Excesso de gordura no sangue

São proibidas para os animais

- Obesos
- Com doenças cardíacas
- Com doenças nos rins
- Com problemas hepáticos

Fontes: Márcia Jericó, coordenadora do Hospital Veterinário da Anhembi Morumbi, Eduardo Fava Schmidt, veterinário do Hospital Rebouças e Amarílis Pianelli, veterinária

folha online

10/09/2008

Juiz chama cachorro para depor como testemunha

A Justiça francesa convocou um cachorro para depor como testemunha na investigação da morte de um morador de Paris. Batizado de 'Scooby', o cão será chamado ao tribunal e confrontado com os suspeitos de terem matado seu dono, encontrado morto em um apartamento no centro da capital francesa.

Inicialmente, a polícia acreditava que a morte do homem de 59 anos se tratava de um suicídio. Mas, após a insistência da família em investigar as causas da morte, o caso foi levado à Justiça. De acordo com reportagem do jornal britânico 'Daily Telegraph', o cão teria 'latido ferozmente' durante uma audiência preliminar ao ser colocado em frente a um dos suspeitos do crime.

O juiz Thomas Cassuto deve decidir em breve se há evidências suficientes para levar o suspeito a julgamento. Ele, no entanto, elogiou a ajuda dada por 'Scooby' às investigações. "Ele tem um comportamento exemplar", afirmou. Segundo Cassuto, é a primeira vez na história que um cão participa de um processo judicial como testemunha.

07/09/2008

Macaco sem pernas e um braço vive com coelho em Bangcoc


O macaco “BoonLua”, de 6 anos, que há três anos sofreu amputação das pernas e de um braço após ser atacado por cães em Bangcoc, convive agora, harmoniosamente, com o coelho “Toby”. Ao quase ser destroçado, ele se arrastou para um templo da província de Ayuthaya, foi acolhido, recebeu tratamento médico e sobrevive com a ajuda de seu “novo amigo”. (Foto: Sukree Sukplang/Reuters)


G1

Cadela ‘adota’ gata na Tailândia



Gata Jila de apenas dez dias é amamentada pela cadela de um ano.
Animais moram em uma província a cerca de 80 km de Bangcoc.

G1

04/09/2008

Bombeiros salvam gatos de incêndio em casa no estado americano do Tennessee


Gato recebe oxigêncio do bombeiro Kelly Liles em Chattanooga, Tennessee, na manhã desta quinta-feira (4), depois de ficar intoxicado com fumaça ao ser salvo de incêndio em casa. (Foto: Chattanooga Fire Department/AP)


Os bombeiros encontraram vários gatos dentro da casa e acreditam que um deles pode ter causado o incêndio ao esbarrar em uma vela acesa na cozinha. Todos os felinos foram retirados com vida, exceto um. (Foto: Chattanooga Fire Department/AP)


G1

Zôo da China faz casamento de macacos


Cerimônia foi organizada em zoológico da província de Zhejiang.
Macaco Wukong, de sete anos, se uniu à fêmea Xiaoya, de seis anos.

G1

Primeiro clone de cão vira pai - e mães dos filhotes também são 'cópias'

Snuppy, o galgo-afegão que ganhou fama ao ser anunciado como o primeiro cachorro clonado do mundo, acaba de se tornar papai. O anúncio foi feito por cientistas coreanos da Universidade Nacional de Seul, onde o bicho foi criado. Por inseminação artificial, Snuppy gerou outros dez cachorrinhos, dos quais um morreu e outros nove estão vivos e saudáveis. As fêmeas que doaram óvulos para o experimento também são clonadas.

G1